Lévis do Bem

Estudantes de Medicina da Unoeste/Guarujá arrecadaram 125 kg de alimentos durante a Ação Comunitária e Medicina Humanizada – Lévis do Bem, realizada durante a manhã de sábado (30). Realização que contou com as parcerias do Rotary Club Guarujá, do Lar Espírita Elizabeth e das três unidades do Grupo Pão de Açúcar na cidade. A montagem de sacolas e a entrega ocorreram à tarde. Foram beneficiados moradores da Comunidade Pantanal, no morro vila Baiana.

Os estudantes aturam em grupos que estiveram nas unidades do hipermercado no centro, Enseada e Pernambuco; respectivamente acompanhados da coordenadora da Faculdade de Medicina de Guarujá, Dr. Érika Suzigan, da professora Dra. Adriana Gibote e da organizadora da ação, rotariana e psicóloga responsável pelo Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico (Suap) da Unoeste no Guarujá, Dra. Maria Letícia Oliveira. Também esteve envolvida a psicóloga do Lar, Dra. Marcela Baccelli.

Na condição de entidade com a atuação na comunidade é que o lar cedeu seu espaço para montagem das escolas e sua psicóloga acompanhou a distribuição de porta em porta. O processo de humanização esteve presente no sorriso, nos olhos nos olhos, na abordagem afetiva, na interação com as pessoas, no tratamento gentil, no conhecer a realidade do outro e na contribuição em proporcionar pelo menos um pouco de bem-estar para os mais necessitados de ajuda.

Foram arrecadados: arroz, feijão, farinhas, molho de tomate, sal, leite em pó, café, óleo, biscoito, goiabada e atum. Dentre os relatos dos estudantes ficou o entendimento de ter sido um dia proveitoso, de grande aprendizado para a profissão e para a vida, mediante o abrir os olhos à realidade de grande parte dos brasileiros. Tudo isso somado ao desejo de que outras ações ocorram durante o curso. Para a Dra. Érika foi marcante a presença dos estudantes na comunidade, identificados com coletes da Unoeste.

Conforme a coordenadora também foi uma oportunidade de convidar a comunidade para a próxima ação social: Saúde e Comunidade Guarujá, que ocorrerá no estacionamento da Unoeste no dia 21 deste mês. Na condição de responsável pela ação de sábado passado, a Dra. Adriana disse que os estudantes ficaram sensibilizados e querem participar de novas ações sociais para voltarem a promover solidariedade, acolhimento e valorização do trabalho em equipe.

A Dra. Maria Letícia Oliveira manifestou gratidão às valorosas parcerias e à calorosa participação dos alunos, dizendo de seu sentimento de realização por poder, juntamente com todos os envolvidos, plantar a semente que vai além da transmissão de informação, diante da missão educacional de investir na formação de pessoas do bem, de médicos conscientes das necessidades de seus pacientes e, acima de tudo, que sabem do precioso valor dos olhos nos olhos, do aperto de mão e do real acolhimento à comunidade.

“A ação Lévis do Bem é parte do projeto de extensão universitária e, enquanto projeto de pesquisa, se propõe a investigar e compreender os significados que os estudantes constroem sobre medicina humanizada e ações comunitárias; bem como comparar as análises dos resultados de estudantes que estão iniciando o curso de Medicina, com as respostas de estudantes que estão no meio do curso, de acordo com as doutoras e pesquisadoras envolvidas”, pontou a Dra. Maria Letícia.

Picture1
Picture2
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

© 2022 Drª Maria Letícia - Todos os direitos reservados