Drª Maria Letícia

Psicóloga e Doutora em Psicologia Clínica
Cognitivo-Comportamental - CRP 256.69

Maria Letícia é psicóloga, e como o significado do seu próprio nome diz, ela é ora “aquela que serve com a alegria” e ora “senhora da alegria”. Ela é Pesquisadora em Saúde Mental no Instituto de Psicologia do Pós-Doutorado da Universidade de São Paulo. Doutora em Psicologia Clínica na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental pela PUCRS, com Mestrado em Psicologia Escolar na PUCCAMP e Especialização em Psicologia Positiva pela PUCRS.

Como parte do dia a dia profissional, Maria Letícia se diverte dividindo as horas do relógio se dedicando a Clinicar em Santos e no Guarujá, bem como em supervisionar a Clínica de Atendimento Social em Vicente de Carvalho, orientar os estudantes de Medicina no Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico da UNOESTE/Guarujá, lecionar na Pós-Graduação da UNAERP/Guarujá (Gestão de Pessoas), UNOESTE (Psicologia Positiva) e UNIP (Terapia Cognitivo-Comportamental), bem como exercer a sua paixão em clinicar e coordenar os trabalhos voluntários e rodas de conversas de enfrentamento ao suicídio, bullying, ansiedade, autolesão e depressão nas escolas particulares, municipais e estaduais da Baixada Santista (Viva Lêvitude!), autoestima feminina nas empresas e comunidade da região (Lêvitude Emocional para Mulheres) e a Bagunçoteca Hospitalar (LévisBrink!) no Hospital Santo Amaro do Município do Guarujá, no Estado de São Paulo. E a última e mais deliciosa empreitada, coordenar a Especialização em Saúde Mental Lêvitude e esparramar amor, leveza e atitude por onde for... E se perguntarem qual é o segredo de Maria Letícia? a sua contagiante alegria em ter fé na vida!

“Talvez a vida não seja a festa que você esperava mas já que esta aí, dance.”

Formação

  • Pesquisadora do
    Pós-Doutorado em
    Psicologia Clínica

    USP

  • Doutora em
    Psicologia Clínica

    PUCRS

  • Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental

Livros e artigos publicados

O livro “Como se Faz? Prática clínica em Terapia Cognitivo Comportamental” oferece ao leitor a possibilidade de se familiarizar com o modelo da Psicologia Cognitvo-Comportamental e também traz novas possibilidades para atividades e estratégias terapêuticas, oferecendo ferramentas eficientes ao terapeuta cognitivo, seja ele iniciante ou experiente.

Moretti, S.A; Oliveira, M. L. M. C. Prática Clínica em Terapia Cognitivo-comportamental, Salvador: Sanar,2019, v.500..406

Oliveira, M. L. M. C.

Competência pessoal e social frente aos fatores internos de estresse no trânsito In: Saúde Mental e políticas públicas - os dasafios teóricos e práticos no cuidado em saúde. 1 ed. Curitiba: CRV, 2020, p.95-111.

Moretti, S. A; Oliveira, M. L. M. C. Armando Farias Filho

O fenômeno bullying e suas implicações em saúde mental In: Saberes e práticas na produção do cuidado em saúde mental. 1 ed.: Itacaiunas, 2019, p. 69-814.

Oliveira, M. L. M. C: Marques. I. Z.: Ribeiro, N. C.; Lima C.F

Comportamento Sexual de Risco e Relação Pais-Filhos em Adolescentes In: INTERDISCIPLINARIDADE EM PSICOLOGIA NA AMAZÔNIA: SAÚDE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. 1 ed. Curitiba: CRV, 2018, p. 53-74.

Soares, J.F.S.; Oliveira, M. L. M. C.

Competência de políticas públicas na formação de habilidades sociais do professor e o reflexo deste na formação dos educandos In: Direto e Políticas. 1,2017, p. 349-364.

Depoimentos

© 2021 Drª Maria Letícia - Todos os direitos reservados